Sonangol e Petroci assinam memorando de entendimento em Abidjan
Energia
A Sonangol, Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, e a Petroci, sua homóloga da Costa do Marfim, assinaram um memorando de entendimento ontem, 27, que estabelece uma colaboração estratégica na área dos hidrocarbonetos.
O acordo foi formalizado durante a primeira Conferência Internacional de Petróleo, Energia e Minas (SIREXE 2024), sob o tema "Desenvolvimento sustentável da indústria extrativa e energia: que política e que estratégia?", um evento que reúne líderes do sector para discutir oportunidades e desafios na indústria extrativa.
O memorando, assinado pelo Chairman da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, e a Chairwoman da Petroci, Fatoumata Sanogo, prevê a participação da SONILS na construção de uma base logística de apoio à indústria petrolífera em Abidjan.
Este projecto visa reforçar a cooperação entre os dois países, melhorando as infraestruturas que suportam as indústrias extrativas na região.
O ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo, destacou a importância da conferência não apenas para a promoção de investimentos em Angola e Costa do Marfim, mas também para a troca de experiências e conhecimentos entre os países africanos.
O evento, que ocorreu no Centro de Exposições Abidjan Port-Bouët, foi marcado por discursos, incluindo o do vice-presidente da Costa do Marfim, Tiémoko Meyliet Koné.
Koné destacou a importância do SIREXE como uma plataforma para a plena exploração dos recursos naturais do continente. "Os recursos extrativos representam inegavelmente riqueza para os nossos países", declarou, ressaltando que a conferência marca um passo significativo para a Costa do Marfim e para a sub-região africana.
A exposição tem como objectivo encorajar investimentos privados internacionais, regionais e nacionais nos sectores de recursos extrativos e energéticos do continente.
Para isso, criará uma plataforma que fomenta a troca, colaboração e investimentos entre líderes da indústria, tanto em África quanto globalmente.
O ministro das Minas, Petróleo e Energia da Costa do Marfim, Sangafowa Coulibaly, realçou que “devemos destacar o potencial do continente e atrair investimentos para estimular nossas economias”.
O SIREXE 2024 reúne desde ontem, 27, até 2 de Dezembro, especialistas e líderes dos sectores de mineração, petróleo e energia de todo o mundo, incluindo representantes de África, Europa, Ásia, Américas e Oceania.
Nesta edição inaugural, a Noruega, reconhecida por sua expertise em hidrocarbonetos e tecnologias de energia, será o país convidado de honra.
O vice-Presidente da Costa do Marfim, Tiémoko Meyliet Koné, também fez um apelo aos jovens, incentivando-os a aproveitar as oportunidades oferecidas pelo sector extrativo e a se tornarem "os arquitectos da transformação do nosso continente".
O convidado de honra, o vice-Presidente da Nigéria, Kashim Shettima Mustapha, também destacou a importância da irmandade entre a Costa do Marfim e a Nigéria, afirmando que a SIREXE é mais do que uma feira comercial.
Disse que é uma celebração da cooperação entre os países africanos. Shettima garantiu a disponibilidade da Nigéria para colaborar com a Costa do Marfim em um sector extrativo e energético sustentável.
O SIREXE 2024, que integra os subsectores de mineração, petróleo e energia em uma única plataforma, promete ser uma oportunidade valiosa para fortalecer parcerias e promover o potencial energético de África.
Créditos©DR